Produção de e-books

producao-e-book

O e-book, ou livro eletrônico está tomando corpo no mercado e poderá, em um futuro breve ganhar cada vez mais consumidores, em razão do custo, da facilidade de acesso por meio de Smartphones, Tablets, Kindles e outros equipamentos digitais. O meio ambiente certamente agradece, pois o consumo de papel ainda é muito grande e continua crescendo, o que já motivou a criação do papel eletrônico que pode ser reutilizado.

Dicas e sugestões para um e-book de sucesso

Naturalmente, você deve ter um bom texto, com uma linguagem clara e direta que tenha conteúdo atrativo, como uma abordagem diferente sobre um tema já conhecido; uma metodologia inovadora na solução de um problema ou demanda; aplicações práticas interessantes, não comumente abordadas, entre outras, enfim, que prenda o leitor logo nos primeiros parágrafos. Há cursos rápidos disponíveis na Internet com excelentes sugestões para a criação de um e-book, até mesmo dicas para uma boa “capa”.

Aplicativos e plataformas para editoração

Existem diversas ferramentas e plataformas disponíveis para editoração de um e-book no mercado. Uma das mais simples, populares e de uso gratuito é o Sigil, que ainda está nas primeiras versões e não possui todos os recursos desejados, como inclusão e manejo de Tabelas, editor de fórmulas matemáticas, entre outros. Entretanto, possibilita a inclusão de imagens, vídeos e Gifs animados. A filosofia do Sigil é a WYSYWYG, “o que você vê é o que você tem”. Os e-books gerados pelo Sigil possuem o formato ePUB, que é compatível com todos os leitores em dispositivos móveis do momento.

Há também as Plataformas como a Papyrus, Livros Digitais, entre outras que possibilitam a editoração on line dos e-books, sem necessidade de baixar nenhum software, mas exigem um cadastro e a divulgação dos e-books em seus sites.

 

Alexandre Martins Dias, Marly Moreira Dias, Maurício Moreira Júnior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *