Introdução


A linguagem de programação Lua surgiu no ano de 1993 pelos pesquisadores Waldemar Celes, Roberto Ierusalimschy e Luiz Henrique de Figueiredo do Tecgraf/PUC-Rio a partir de uma necessidade interna do Departamento de Informática em desenvolver e atender a parceria com a empresa PETROBRAS – Petróleo Brasileiro S/A.

A LucasArts foi a primeira empresa a fazer uso da linguagem Lua para o desenvolvimento de jogos. Depois vieram outras, destacando-se as empresas Microsoft no desenvolvimento de jogos para o XBOX (UNIVERSIA, 2002) e Adobe no desenvolvimento do programa Photoshop Lightroom (INFO EXAME, 2009).

Apesar do surgimento no Brasil, a linguagem Lua já é utilizada em diversos países, como: Rússia, Dinamarca, Alemanha, Japão, Itália, Estados Unidos, entre outros.

Lua é uma linguagem rápida, robusta, leve e é distribuída em regime de software livre. Antes do surgimento do departamento de informática da PUC-Rio fazia uso das linguagens DEL de 1992 e SOL de 1993. Apesar da ideia arrojada, ambas as linguagens possuíam problemas muito comuns e foi a partir daí que ocorreu a junção das linguagens DEL e SOL, dando vez a linguagem Lua.

A linguagem de programação Lua possui um ambiente de trabalho que pode ser usado de forma interativa e poderá ser adquirido no site http://luabinaries.luaforge.net, é parecido com o prompt (modo terminal) do sistema operacional, faça a chamada do programa lua e tecle . Será apresentada uma mensagem de identificação:

"Lua 5.2.0 Copyright (C) 1994-2011 Lua.org, PUC-Rio"

Para sair do prompt do ambiente Lua e retornar ao terminal do sistema operacional basta executar o comando os.exit() e depois ou ou ainda usar as teclas de atalho + ou então as teclas de atalho + + dependendo do sistema operacional em uso.

Dentro do ambiente interativo é possível passar comandos com o sentido de obter respostas imediatas, como por exemplo: desejando-se somar o valor 8.2 com o valor 6.7, basta executar a linha de comando:

print(8.2 + 6.7). Após apertar a tecla teremos o resultado 14.9.

O ambiente interativo aceita o uso de variáveis.

A = 3

B = 4

print(A + B)

Teremos o valor 7 como resultado da operação.

Outro detalhe no uso e definição de variáveis é a possibilidade de se efetivar a criação de múltiplas variáveis. Por exemplo:

CODIGO, NOME = 12345, "Jorge".

print(CODIGO)

print(NOME)

Serão apresentados os valores 12345 e Jorge. O símbolo “=” separa os conteúdos das variáveis, fazendo a atribuição desses valores.




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