Menu

INTRODUÇÃO À ANÁLISE TÉCNICA NO MERCADO DA BOLSA DE VALORES

Conceito de CandleStick


O método de previsão dos movimentos de preços usando os movimentos do dias anteriores foi desenvolvido por Sokyu Homma. Este método foi depois escrito como a "Constituição Sakata".

Por volta do ano de 1700 dc, Homma vivia perto do centro de distribuição de arroz em Osaka, Japão, onde ele começou a negociar no mercado de "Cestas Vazias", que foi o precursor de nossos atuais mercados de futuros. Foi de longe um Trader mais bem sucedido do que qualquer outro em sua época. Mas mantinha em segredo suas idéias de como operar o mercado. Eventualmente foi promovido ao "Bushi" vindo a se tornar um Samurai, e então mudou se para Tókio, e começou a operar no "Edo Regional Exchange". Ele usou seu método secreto para amealhar imensa fortuna.

Depois de longo tempo, as barras de Candles foram criadas para mostrar: A Abertura, o Máximo, o Mínimo, e o Fechamento, com a cor da figura mostrando o movimento, ou a direção.

Os "Segredos" abaixo, evoluíram da "Constituição de Sakata":
1. Sem ser ganancioso, pense sobre os preços de agora, olhando os movimentos de preços anteriores.
2. Procure vender quando os preços estão altos e comprar quando estão baixos
3. Podemos incrementar nossas posições de venda se os preços estão caindo, e de compra se os preços estão subindo.
4. Se o plano, ou previsão for incorreto, deveremos corrigir nossa posição assim que pudermos e ficar de fora durante 40 ou 50 dias.
5. Devemos liquidar parte de nossa posição lucrativa, cerca do 70% a 80% e o resto, se virmos que atingimos topos ou fundos.

Apesar do fato de que estas regras terem sido escritas a mais de 250 anos, elas ainda são atuais para nossos mercados.

A pessoa que quiser ser um vencedor em mercados bursáteis tem que aprender a captar as mensagens desses sinais através dos gráficos.

Os gráficos são as maiores armas disponíveis para que possamos ler a linguagem dos preços.
Essa linguagem é feita por combinações de figuras de Candles, ao que chamamos de Padrões.

 

A mais de duzentos anos os Japoneses estão usando suas próprias técnicas de analise no mercado de arroz. Este estilo evoluiu e se tornou o que chamamos de Técnica de Candlestick que está em uso por todo o mundo hoje.

Gráfico com Candlestick, por si só, é uma ótima ferramenta de leitura de preços. Alem disso pode ser mesclada com outras técnicas ocidentais de analise gráfica , criando-se assim uma sinergia entre vários métodos. Certos padrões formados pelos preços quando vistos sobre a ótica dos Candles, podem nos dizer quando o mercado está entrando em acumulação, ou nos dão as pistas para notarmos um movimento que o mercado está por fazer. Ou seja Candlesticks nos apresenta uma profunda visão dos movimentos dos preços.

Para entendermos essa técnica, temos que compreender a formação dos corpos das figuras de Candles. A diferença entre a abertura e o fechamento forma a caixa que chamamos de Corpo Real do Candle. Um corpo negro significa que o fechamento deu-se abaixo do preço de abertura, e um corpo branco, significa que o fechamento foi acima da abertura. Muitas vezes vemos linhas estendidas acima e abaixo do corpo real, o que chamamos de sombras. Estas linhas representam o Máximo e o mínimo que os preços atingiram na formação daquela figura.