Menu

DEFINIÇÕES

E qual é o perfil dos investidores?

A estabilidade econômica abriu a possibilidade para uma mudança estrutural de visão por parte do investidor: a preocupação maior de defesa contra a inflação - isto é, de manutenção do poder aquisitivo - cedeu lugar ao objetivo claro de obter ganho de capital.

A realidade que se apresenta ao investidor atualmente é distinta e a oferta de produtos é diversificada, atendendo a todos os tipos de investidores: do mais conservador, passando pelo moderado, até ao mais agressivo.

A tendência do mercado brasileiro é a de tornar-se cada vez mais semelhante aos mercados desenvolvidos: com a participação preponderante de investidores institucionais e com aplicações nas quais os melhores retornos estão associados a riscos e prazos maiores.

O investimento em ações exige do investidor a definição de seu perfil quanto ao horizonte temporal disponível, ao grau de risco aceito e da forma de investimento (se individual ou coletiva).

Geralmente, ninguém entra em um empreendimento hoje para sair dele amanhã. Este comportamento até pode ocorrer, mas denota ou falta de um processo mais acurado na análise preliminar do negócio, ou a alteração súbita e imprevisível das condições vigentes (divergências societárias intransponíveis, alterações macroeconômicas radicais, mudança na legislação que inviabilize a continuidade do negócio).

A compra de uma ação representa decisão análoga à de investir em outro negócio, embora seja operacionalmente muito mais simples e desburocratizada devido à facilidade de utilização através do home broker.

Não obstante a agilidade oferecida pelo mercado acionário para movimentações de entrada e saída, os maiores ganhos derivam da combinação de boas análises, adequada execução de ordens e determinação em aguardar o cumprimento da trajetória esperada.

Ao mesmo tempo, é preciso flexibilidade para rever essa mesma previsão, frente a novas informações que venham a surgir e alterar estruturalmente os fundamentos da avaliação original.

Esta combinação aparentemente antagônica entre determinação e flexibilidade é o registro de sintonia fina aperfeiçoado diariamente pelos profissionais de mercado e constitui seu grande diferencial relativamente ao investidor comum.