Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS

WEB AULA  

Semana 3:

 

Hopfield

 

 Vantagens e Desvantagens

 

A rede de Hopfield tem como vantagem o fato de ser adequada quando se deseja utilizar uma memória associativa, isto é, uma memória que armazena diversos padrões ao mesmo tempo e que cada um deles pode ser referenciado dependendo com qual deles melhor se assemelha o padrão de entrada.

 

Este modelo tem duas desvantagens, ou em outras palavras, duas restrições a fim de que possibilite uma boa capacidade de reconhecimento sem redundâncias. Uma delas é que o número de padrões a ser ensinado, ou número de padrões exemplares, deverá ser no máximo 15% do total de nodos da rede. E um outro ponto com o qual deve-se ter cuidado é não permitir que um padrão exemplar compartilhe muitos bits com um outro padrão, pois isto pode confundir a rede.

 

Aplicações

 

Uma das muitas aplicações do modelo de Hopfield que pode ser citado é um conversor Analógico-Digital. Neste, os amplificadores funcionam como se fossem os neurônios da rede e os resistores como os pesos. Todas as saídas da rede são trocadas no início de intervalos discretos chamados de época. No início de cada época, a soma das entradas de cada neurônio é calculada, e se ultrapassar o limiar previamente definido, a saída será 1, caso contrário, será 0. O objetivo é selecionar os resistores a fim de que um aumento contínuo de uma tensão X aplicada a uma entrada produza um conjunto de quatro saídas, cujo valor em binário corresponderia ao nível da tensão de entrada.