EaD Como ser um conteudista – O Texto – Parte III
Ser conteudista não se limita, apenas, a escrever textos didáticos que contemplem o conteúdo de um curso. É muito mais que isso: é propor estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento do discente.
Entre as estratégias de aprendizagem a mais elementar é a elaboração do texto didático. Elementar não significa que não exige cuidados e regras.
A frase a seguir nos dá uma ideia de quão difícil é escrever para EaD.
“Entre o que penso, o que quero dizer, o que digo e o que você ouve, o que você quer ouvir e o que você acha que entendeu, há um abismo. ” Alejandro Jodorowsky.
Mesmo com a infinidade de recursos multimídia que temos à disposição, sobretudo na Educação a Distância (EaD), o texto ainda sobrevive.
Algumas dicas podem ser úteis na escrita de textos didáticos:
- Seja lógico, dividindo seu conteúdo em tópicos e subtópicos, antes de iniciar a escrita;
- Seja objetivo, escrevendo de forma esquemática, dando destaque a palavras chave;
- Mantenha um diálogo constante entre o leitor e o material didático, possibilitando a comunicabilidade; o uso de “você” durante o texto ajuda muito;
- Não se utilize de termos demasiadamente complicados ou desconhecidos. A simplicidade pode auxiliar na comunicabilidade;
- Apresente exemplos que contribuam para o entendimento dos conceitos;
- Faça uso de frases curtas na ordem direta;
- Evite abreviaturas como p/, c/, tb, vc, qq e outras. Isso empobrece o seu texto;
- Cuidado com os pleonasmos como “detalhes minuciosos”, “escolha opcional” e outros;
- Evite uso exagerado de gerúndios (gerundismo);
- Incorpore exemplos e experiências;
- Estabeleça contextualizações;
- Introduza conceitos a partir de exemplos e ou estudos de caso;
- Cuide da ortografia e da concordância, fazendo uma boa revisão;
- Provoque o desenvolvimento do pensamento crítico, inserindo questionamentos no texto;
- Faça uso de imagens pertinentes que colaborem para o entendimento, quebrem a monotonia do texto e simplifiquem as informações, sem, no entanto, poluírem o mesmo;
- Faça uso de Gráficos e Tabelas autoexplicativos;
- Produza Mapas Mentais para representar relações significativas entre conceitos/processos de modo esquemático que auxilie o processo de organização do pensamento;
- Elabore infográficos que representem visualmente as informações;
- Ao usar siglas desconhecidas, explique primeiro o seu significado;
- Estabeleça ligações entre os parágrafos.
A parte textual de um curso na modalidade a distância não se resume ao conteúdo. Não devemos nos esquecer de que a comunicação tutor/professor/aluno, na maioria das vezes também é textual e alguns cuidados devem ser tomados nesse momento.
Mas, isso é assunto para o próximo post.
Até lá!