EaD – Como ser um conteudista Parte I – O que é um texto didático
Se não somos inteligíveis é porque não somos inteligentes (Rousseau)
Texto didático
Na atualidade, tanto o ensino presencial como o ensino a distância têm a facilidade do uso de diferentes mídias no apoio ao processo ensino-aprendizagem. Mas, tão antigo quanto o pergaminho, o texto didático ainda ocupa posição de destaque entre essas mídias.
Na definição mais simples possível, encontrada no Dicionário Aurélio, texto é um conjunto das palavras de algum livro ou escrito.
O texto pode ser classificado em:
- Narrativo: tem como característica a existência de um enredo composto de ações de seus personagens, situados geográfica e temporalmente;
- Descritivo: seu propósito é apresentar a descrição pormenorizada de um objeto ou pessoa, fazendo com que o leitor seja capaz de criar suas próprias imagens mentais daquilo que lê;
- Dissertativo: seu objetivo é analisar, interpretar, explicar e avaliar dados reais;
- Explicativo: se propõe a indicar como deve ser realizada uma tarefa.
Agregando características de todos esses tipos, encontra-se o texto didático que tem como finalidade a aprendizagem. Talvez o mais antigo de todos os tipos, se pensarmos que vieram a substituir a transmissão de conhecimento feita, apenas de maneira oral ou simbólica. Seu objetivo é fazer com que todos os leitores cheguem à mesma conclusão, sem “devaneios”.
Quando se diz que o texto didático agrega características dos tipos citados, não é exagero, pois, um bom texto didático deve:
- Apresentar um enredo que desperte a curiosidade do aluno;
- Descrever, pormenorizadamente, um assunto, objeto, pessoa, lugar;
- Levar o aluno a analisar, interpretar e avaliar dados reais;
- Fornecer explicações de como realizar determinada tarefa, transformando-se, muitas vezes, em um algoritmo;
- Ser formatado incluindo tópicos em uma ordem lógica.
A seleção de conteúdos
Após o conhecimento:
- Das diretrizes que fundamentam o curso;
- Da dinâmica imposta pelo Ambiente Virtual de Trabalho (AVA);
- Dos objetivos;
- Do perfil do público alvo;
- Das normas e regras impostas pela Instituição;
- Das bibliografias indicadas;
- E da ementa da disciplina, pode-se iniciar a produção do texto didático.
Agora, é hora de fazer uso das bibliografias indicadas que podem estar ou não disponíveis na Internet.
Na seleção de conteúdos, devem ser tomados alguns cuidados no que tange a direitos autorais. Obras de domínio público ou aquelas das quais se adquiriu o Direito Patrimonial podem e devem ser usadas.
Violar o direito autoral é crime. Assim, o uso de partes de textos, imagens e demais elementos protegidos intelectualmente, precisam da autorização do autor.
As citações diretas e indiretas de partes de trabalhos, com suas respectivas fontes, protegem de uma situação de plágio, mas não tiram o direito do autor de fazer uma acusação de violação de seu direito patrimonial.
CUIDADO! Nem tudo que está disponibilizado na Internet é de domínio público. Muito pelo contrário. Quase tudo que está disponibilizado na rede possui proteção autoral.
E como saber se o conteúdo disponível na rede tem teor científico ou credibilidade?
De forma geral, você poderá verificar se o conteúdo é de um site confiável como um portal educacional de uma universidade ou em qualquer outro espaço já conhecido. Verificar a autoria do material também é de extrema importância.
Agora, você está apto a iniciar a construção de seu texto didático. O próximo artigo fornecerá regras e conselhos para a produção de um bom texto didático.
Até lá!