EaD Como ser um Conteudista – Parte II
O profissional
A EaD exige uma equipe multidisciplinar composta de profissionais da parte pedagógica e profissionais com domínio de tecnologias que gerenciem e produzam processos que tendem a diminuir a distância transacional e contribuam para o aprendizado.
Entre os elementos dessa equipe encontra-se o Conteudista que é o profissional que possui domínio sobre determinado assunto, com titulação de especialista, mestre ou doutor.
O Conteudista é o responsável pela reunião de materiais, seleção de informações em diferentes fontes, criação do livro didático, desenvolvimento de atividades síncronas e assíncronas, elaboração de questões avaliativas, elaboração de Quiz e seleção das mídias que efetivamente contribuam para o processo ensino aprendizagem.
Assim, o Conteudista não é um simples redator. É um pesquisador em uma atividade diferenciada e um professor que possui múltiplas competências.
O Conteudista deve fazer uso de bibliografias confiáveis e atualizadas, criar textos livres de plágio, escrever de maneira clara e dialógica, isto é, conversando e interagindo com o leitor.
Não se deve esquecer de que essa é uma das mais promissoras profissões da atualidade e que do seu trabalho depende o trabalho do Design Instrucional.
Mas, isso é assunto para um novo post.
Até lá!
Profa. Marly Moreira Dias