Infográfico na Educação
Analisando o perfil dos estudantes de hoje, percebemos a necessidade de transformar a Escola em um lugar físico ou virtual que represente uma relação de pertinência, um querer estar, um desejo de saber e uma vontade de construir novos conhecimentos.
O ensino híbrido e os cursos a distância fazem parte dessa nova Escola e lançam mão dos Ambiente Virtuais de Aprendizagem (AVA) para disponibilizar conteúdos, propor atividades e fazer interação com os alunos. Para isso se utilizam de diferentes ferramentas, entre elas, o Infográfico.
Mas, o que é um infográfico?
Um infográfico é uma representação gráfica de informações aliadas a textos.
O infográfico é usado em diferentes áreas e tem grande importância no jornalismo. Qualquer revista que você acesse hoje em dia, tem um infográfico das ideias principais daquela reportagem. Ele ajuda ao leitor a compreender melhor e com rapidez o assunto que muitas vezes parece tão árido e complexo.
Por que usar infográfico na educação?
Segundo a teoria do processamento da informação, o cérebro possui uma memória de curto prazo, volátil, também conhecida como memória de trabalho. Essa memória organiza, significativamente, as informações, processando-as e construindo esquemas mentais que serão armazenados na memória de longo prazo. A memória de trabalho processa a informação por dois canais, um visual ou pictórico e outro verbal ou auditivo.
Segundo Clark e Mayer (Mayer 2005), as pessoas aprendem melhor com texto e imagem.
O psiquiatra americano William Glasser (1925-2013) afirma que aprendemos 50% quando vemos e ouvimos e 10% quando lemos. Assim, as apresentações multimídia podem auxiliar os alunos na construção de seus conhecimentos e na alimentação da memória de longo prazo.
O infográfico pode, então, ser um elemento importante na disponibilização de informações, eliminando a leitura monótona, as imagens inúteis que nada significam no contexto e organizando essas informações.
Tipos de infográfico
- Infográfico estático: é o mais comum encontrado na internet. Muito utilizado em mídias impressas como jornais, revistas, anúncios, panfletos em parques de diversão e museus. Mescla imagens, gráficos e textos em uma ordem racional e lógica.
Suas especificidades se desdobram em mapas, comparações, Timeline (linha do tempo), lista, fluxogramas ou processos, hierárquicos, instruções de como fazer algo e outros.
Você poderá construir um infográfico estático na própria sala de aula, no quadro, com auxílio de seus alunos. Poderá fazê-lo, também, em uma folha de papel, depois fotografá-lo e disponibilizá-lo para seus alunos em um AVA.
Também, poderá fazer uso de vários softwares gratuitos que você encontra na Internet como o CANVA, o PIKTCHART e outros. Com uma rápida busca na Internet você descobrirá muitos outros, gratuitos e bastante intuitivos.
- Infográfico animado: reúne os elementos do infográfico estático com a característica de animar os objetos como setas e ou figuras. É mais complexo de desenvolver pois é necessário o domínio de ferramentas mais complexas que envolvem animação e modelagem 3D.
- Infográfico interativo: permite a interação do usuário, dando-lhe a possibilidade navegar pelas informações, obter mais dados com cliques, usar os recursos de zoom e outros. Obviamente, é muito mais complexo e exige conhecimentos de programação e uso de softwares mais sofisticado.
Pela experiência se observa que qualquer que seja a escolha do infográfico ele auxiliará o aluno na compreensão do assunto. Então, mãos à obra!
A seguir, alguns exemplos de infográficos desenvolvidos no NED:
Inspire-se! Use sua imaginação! E, mãos à obra!
Link para acesso ao Canva: https://www.canva.com/pt_br/criar/infografico/