Livros Digitais ou e-books
Segundo o dicionário Aurélio, bibliófilo é aquele que ama os livros.
Para Mário Quintana,
O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado.
Não precisamos ser bibliófilos para sabemos que ler é muito bom! Quem não gosta de um bom livro e não navega na magia que ele traz? Ou não se satisfaz com os conhecimentos que podem ser adquiridos com ele? Ele nos acompanha a vida toda.
A história do livro tem momentos decisivos em todas as eras. O infográfico a seguir nos dá a essa ideia.
O francês Roger Chartier, Professor e pesquisador da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais e Professor do Collège de France é um dos mais reconhecidos historiadores da atualidade. Segundo ele, a Internet pode ser uma poderosa aliada para manter a cultura escrita e a tecnologia faz circular os textos de forma intensa, aberta e universal e, acredito, vai criar um novo tipo de obra literária ou histórica. Dispomos hoje de três formas de produção, transcrição e transmissão de texto: à mão, impressa e eletrônica – e elas coexistem.
A versão impressa reinou soberana desde a época de Guthemberg. Hoje, começa a dividir seu reinado com os livros eletrônicos ou digitais.
Livro digital, conhecido com e-book ou Ebook é uma abreviação do termo inglês eletronic book e significa livro em formato digital. Ele pode ser lido através do computador, dos tablet´s, iPad, do Smartphone ou em dispositivo próprio para esse efeito. Os formatos digitais mais populares são o PDF (Portable Document Format), e o ePub (eletronic publication).
Formato PDF
O livro em formato PDF apresenta como desvantagem a sua não adaptação às telas dos dispositivos móveis. Isso significa que as letras podem ficar pequenas e você tem que ajustá-las manualmente. Funciona com o programa Acrobat Reader, HTML, que pode ser lido com qualquer navegador de Internet.
O PDF tem muitas vantagens, pois você tem muito mais controle do layout. Você pode colocar imagens e textos como quiser sem se preocupar com nada. É baseado no suporte físico de uma folha, o que simplesmente não faz sentido no mundo digital.
Formato ePUB
e-books nesse formato podem ser lidos na maioria dos dispositivos de leitura. Os leitores são gratuitos e estão disponíveis para download.
Oferecem mais recursos que o formato PDF, pois são ajustáveis aos dispositivos, permitem marcação de textos, criação de notas, busca por palavras ou frases, controle de luminosidade e outros.
E quais as vantagens em produzir ou adquirir ebooks?
- Versatilidade;
- Ideal para leituras rápidas;
- Acesso ao acervo de sua biblioteca de qualquer lugar que você esteja;
- É possível obter ebooks gratuitamente em bibliotecas públicas online ou em outros sites que disponibilizam livros digitais, como por exemplo o Google Books; ou adquiri-los em vendas online;
- Podem conter diferentes recursos de mídias como áudios, vídeos, imagens e outros (ePub);
- Os leitores permitem marcações e buscas no texto;
- Entrega imediata;
- Não se esgotam nas prateleiras;
- Mais privacidade para a leitura em lugares públicos, pois não é identificado pela capa;
- São facilmente transportáveis. Você pode carregar centenas de livros em um único dispositivo;
- São ecologicamente corretos: não usam papel e tinta;
- Os leitores (de ePub) incorporam iluminação do display ( mais ou menos luminosidade, cor da tela adequada) facilitando sua leitura;
- Financeiramente, mais accessíveis;
- Você pode imprimi-lo, se gostar mais de ler em papel;
- E, provavelmente, após adquirir um e-book, você descobrirá muitas outras.
E que dispositivos específicos para leitura de e-book existem hoje no mercado? E como produzir um e-book?
Esses são assuntos para os próximos posts!
Até lá!
Alexandre Martins Dias, Marly Moreira Dias, Maurício Moreira Júnior.