Metodologias Ativas – Parte 1
- Introdução
As gerações de jovens que hoje frequentam a Universidade são conhecidas como geração Y e geração Z. A geração Y é formada por pessoas que nasceram após a década de 80, e, consequentemente, vivenciaram todos os avanços da Internet e as transformações políticas, sociais e econômicas delas advindas.
A geração Z, que também é um conceito sociológico, agrega as pessoas que nasceram a partir da década de 90 e que, com muito mais frequência, são encontradas hoje em nossas Universidades.
Todo o aparato tecnológico que povoa o universo dessas gerações faz com que o professor repense a sua práxis educativa. A relação professor x aluno configurada em falar x ouvir não tem mais sentido para essas gerações. É necessário atualizar a metodologia utilizada, as relações, as práticas, enfim, é necessário pensar no processo ensino aprendizagem de maneira mais colaborativa e motivadora, onde o aluno é o centro desse processo.
Para isto, o professor pode lançar mão das Metodologias Ativas de aprendizagem (MA).
- Metodologias Ativas (MA)
“São processos interativos de conhecimento, análise, estudos, pesquisas e decisões individuais ou coletivas, com a finalidade de encontrar soluções para um problema.” (BASTOS, 2006).
Metodologias Ativas baseiam-se em formas de desenvolver o processo de aprender, utilizando experiências reais ou simuladas, visando condições de solucionar, com sucesso, desafios advindos das atividades essenciais da prática social, em diferentes contextos (BERBEL, 2011).
Metodologias Ativas são propostas que estimulam o processo ensino aprendizagem por meio da participação ativa do aluno e comprometimento do mesmo com o processo.
2.1 Características
As Metodologias Ativas possuem as seguintes características:
- Centradas no aluno;
- Envolvem métodos e técnicas que estimulam a interação aluno x professor, aluno x aluno e aluno x material didático e outros recursos de aprendizagem.
- Opõem-se a métodos e técnicas que enfatizam a transmissão do conhecimento.
- Têm como bases teóricas:
- Sócio construtivismo;
- Psicologia cognitiva;
- Teoria cognitiva social;
- Aprendizagem baseada na reflexão;
- Aprendizagem colaborativa e significativa;
- Reflexão crítica sobre a experiência;
- Maior apropriação e divisão das responsabilidades no processo de ensino-aprendizagem;
- Desenvolvimento de capacidade para autoaprendizagem;
- Favorece uma maior retenção do conhecimento;
- Produz melhoria no relacionamento interpessoal..
2.2 Por que e para que Metodologias Ativas?
Como as Metodologias Ativas são estratégias de ensino que pretendem permitir assimilação de maior volume de conteúdo, proporcionar aprendizagem significativa, implicando em alunos mais seguros e confiantes na aplicação do conhecimento, requerem uma alteração nas características do professor que se resumem em:
Professor no Ensino Tradicional | Professor no uso de Metodologias ativas |
Transmissor do conhecimento e centro do processo | Orientador, tutor; conduz à aprendizagem |
Trabalho individual | Trabalho em equipe |
Conteúdos organizados em aulas expositivas | Curso organizado em situações reais |
Trabalho individual por disciplina | Estímulo ao trabalho interdisciplinar |
As Metodologias Ativas alteram, também, a postura do aluno que agora é o centro do processo e corresponsável pela sua aprendizagem, como resumido a seguir.
Aluno no Ensino Tradicional |
Aluno no uso de Metodologias Ativas |
Receptor passivo da informação |
Valoriza conhecimento prévio |
Participa isoladamente do processo |
Interação aluno x aluno, aluno x professor, aluno x materiais didáticos |
Transcreve, memoriza, repete, faz avaliações |
Constrói conhecimentos, questiona e equaciona problemas |
Aprendizagem Individualista /competitiva |
Aprendizagem em ambiente colaborativo |
Avaliação em conteúdos limitados |
Análise e solução de problemas em um contexto |
Avaliação pelo professor | Aluno + grupo avalia contribuições |
2.3 Tipos
São exemplos de Metodologias Ativas:
- A aprendizagem baseada na reflexão sobre a experiência (Kolb)
- PBL – Problem Based Learning (Aprendizagem Baseada em Problemas)
- TBL – Team Based Learning (Aprendizagem baseada em Times)
- Peer Instruction ( Instrução aos pares)
- PBL –Project Based Learning (Aprendizagem Baseada em Projetos)
- Seminários
- Trabalhos de investigação e pesquisa
- Estudo de casos
- Tempestade cerebral (Brainstorming)
Em uma próxima oportunidade, serão apresentadas e discutidas algumas Metodologias Ativas.
I do consider all the ideas you’ve introduced for
your post. They’re really convincing and will certainly work.
Nonetheless, the posts are very short for newbies. May you please prolong them a bit from next time?
Thanks for the post.