Black Hat SEO
Black Hat é um termo utilizado na informática pare se referir a pessoas ou técnicas que visam atingir um objetivo sem a autorização do órgão, empresa ou pessoa responsável. Este objetivo pode ser a entrada em um sistema protegido, monetização por meios não autorizados, ou o acesso a informações confidenciais.
O Google procura sempre oferecer a seus usuários o resultado mais relevante à busca por ele efetuada. Os sites mais relevantes aparecem mais bem posicionados. Estima-se que o Google utilize em torno de 200 variáveis para definir o posicionamento de um site para cada palavra-chave. No mundo SEO, Black Hat se refere a um conjunto de técnicas que têm o objetivo de manipularas principais variáveis para enganar os mecanismos de busca, oferecendo-lhes geralmente conteúdo diferente do oferecido a pessoas navegando pelo site.
Extraído das diretrizes para webmasters do Google, temos o seguinte texto, que descreve técnicas comumente usadas em sites Black Hat SEO:
- Evite usar texto ou links ocultos.
- Não utilize técnicas de cloaking (camuflagem do conteúdo real da página) nem faça redirecionamentos não-autorizados.
- Não carregue páginas com palavras-chave irrelevantes.
- Não crie múltiplas páginas, subdomínios ou domínios com conteúdo muito repetido.
- Evite usar páginas de "entrada" criadas apenas em função dos mecanismos de pesquisa ou outras técnicas "pré-fabricadas", como programas de filiação, que têm pouco ou nenhum conteúdo original.