Otimização Interna – Onpage SEO
Ao analisarmos o código HTML do site em questão, temos que avaliar alguns itens:
Título
Talvez seja o fator de otimização interna mais importante.
Cada página deve possuir um título diferente, contendo as principais palavras-chave, sendo que essas também devem aparecer no corpo da página.
O Título , deve ser feito de forma simples e objetiva , com objetivos nas palavras chaves e se possível menos de 70 caracteres .
Exemplo : <title > Cursos online Cresça Brasil </title>
Titulos com mais de 70 caracteres , não são ainda confirmados , mas podem cair como prática BLACK HAT.
Heading Tags
Ótimo para organização do conteúdo da página. Insira suas principais palavras-chave no texto destas tags (<h1>…<h6>), porém cuidado com seu uso em excesso.
Normalmente os sites devem possuir pelo menos 1 H1 e 1H2 .
Sites devem possuir como WHITE HAT somente 1 h1.
Esta teoricamente é a parte onde talvez seja mais difícil de implementação.
Pois o Google diz que o texto que estiver escondido no layout , é BLACK HAT, não se sabe ao certo o que é certo e o que é proibido mas aqui vai algo que certamente é errado .
Display none , Text Ident , Z index , Color : Transparent , Font size 0px.
Meta Keywords
Nesta tag, liste as principais palavras-chave de cada página, separando-as por vírgula. Fique tranquilo , este texto é transparente aos olhos do usuário.
<meta name="keywords" content="curso,curso online ">
BLACK HAT = Não coloque palavras-chave que não estejam também presentes no texto da página e também não as repita mais de uma vez dentro da tag (não faça spam).
Meta Description
Escreva uma ou duas frases que descrevam bem a página. Mais uma vez, para cada página, utilize uma descrição única. Esse texto é o que descreve a sua página nos resultados de alguma busca, ou seja, utilize-a para conseguir conquistar o clique do usuário.
<"meta name="description" content="Curso online SEO ,! ">
Palavras-chave em negrito, itálico ou sublinhadas
Utilize-se desse recurso para dar ênfase as suas principais palavras-chave no decorrer do texto, porém seja moderado e não aplique esta técnica a todas as ocorrências das palavras.
Não existe , qualquer limitação a este recurso , porém , utilize apenas em palavras chaves , para o SEO em questão ganhar força nas páginas de busca.
URL
Utilize URLs diferentes para cada página e introduza a principal palavra-chave da página em sua respectiva URL. Tente utilizar o menor número de caracteres possíveis, bem como a quantidade de separadores “/”. Se a palavra-chave for composta por mais de uma palavra, como Curso Online, separe-as com traço “-” (ex: curso-online). Utilize suas principais palavras-chave também para nomear pastas e arquivos no servidor.
Image Tags – Atributo Alt
Importantíssimo para os rankings de busca por imagens. Se a imagem possuir link, o texto presente no atributo <alt> atuará similarmente ao anchor text de um link em texto. Tente combinar suas palavras-chave com a descrição de cada imagem para compor o texto a ser colocado nestas tags.
Esta parte pode ser talvez a mais demorada que encontraremos na parte de construção do site.
Utilizando palavras-chave no texto
Sempre escreva conteúdo com qualidade para o visitante, não pense em somente rankear, isso é consequência. Porém, tente encaixar suas principais palavras-chave de formas variadas ao longo do texto, mantendo-o coerente e de agradável leitura. Além disso, tente posicionar suas palavras-chave logo no início do site, bem como perto do fim. Faça uso de plurais e de termos relacionados às suas palavras-chave.