Scrum é um processo de desenvolvimento ágil de um produto, desde a sua fase inicial até sua conclusão. O mesmo foi, em um primeiro momento, formalizado para projetos de desenvolvimento de software, contudo, funciona bem para qualquer escopo complexo e inovador de trabalho. Resumidamente, as possibilidades para a utilização do Scrum são infinitas, tornando este um processo ágil para a conclusão de projetos complexos.
O ciclo de vida do Scrum é baseado em três fases principais, divididas em subfases. Sãoo estas o pré-planejamento, desenvolvimento e pós-planejamento.
O pré-planejamento é a fase no qual são feitas estimativas de esforço para o desenvolvimento de cada requisito, bem como a definição da equipe de desenvolvimento, as ferramentas que serão utilizadas e a real necessidade de treinamento.
Na segunda fase - denominada de desenvolvimento - são identificados previamente as inúmeras variáveis técnicas e do ambiente para serem observadas e controladas durante o desenvolvimento, aumentando assim a flexibilidade para acompanhar as mudanças.
Por fim, na fase de pós-planejamento, são realizadas reuniões para analisar o progresso do projeto e demonstrar o software atual para os clientes.
Veja o ciclo de vida do Scrum:
As equipes que utilizam o scrum são formados por Scrum Master, Product Owner e o Time Veja abaixo os papéis e responsabilidades de cada membro da equipe.
O líder da equipe é chamado de Scrum Master, ele deve ser um dos membros da equipe de trabalho, ou seja, ele deve ser uma das pessoas que efetivamente está fazendo o trabalho no projeto.
O Scrum Master tem a responsabilidade de orientar o time para que sejam atendidos os valores e as práticas do Scrum. Além disso, este membro participa ativamente das reuniões propostas.
É a pessoa que encomenda o projeto e define os requisitos e as prioridades para o produto.
O Product Owner deve ser um profundo conhecedor das necessidades do cliente. É sua função elaborar o Product Backlog, artefato visível a todos os integrantes da equipe, que representa de forma priorizada os requisitos. É tarefa do Product Owner negociar prazos e, quando necessário, redefinir requisitos e prioridades.
Uma equipe Scrum tem tipicamente de 6 a 9 membros úteis, embora o Scrum tenha sido usado, também com sucesso com mais membros.
Caso haja mais membros do que o administrável, o projeto deve ser dividido em vários subprojetos, e cada membro fica responsável por uma área independente do trabalho.
Os membros do time são responsáveis por negociar com o Product Owner os requisitos que serão trabalhados em cada Sprint, respeitando a produtividade do grupo.
Os artefatos do Scrum são as ferramentas básicas ou mecanismos que permitem o planejamento, a execução, o controle e a adaptação do processo. Os artefatos mais importantes do framework Scrum são o Product Backlog, Sprint Backlog e Burndown Chart
O product backlog é uma lista de tudo o que possa ser necessário no produto, e é a única fonte de requisitos para que sejam feitas alterações no produto. Nessa lista contém todas as funcionalidades - que são visíveis ao cliente - e também requisitos técnicos para poder desenvolver o produto onde os itens da lista devem estar definidos em 10 dias para iniciar o desenvolvimento.
O sprint backlog é uma lista de tarefas identificadas pela equipe de Scrum para ser concluída durante o sprint. Durante a reunião de planejamento do sprint, a equipe seleciona um determinado número de itens do product backlog, geralmente sob a forma de histórias de usuários, e identifica as tarefas necessárias para que estas seja completadas. A maioria das equipes também estimam quantas horas cada tarefa vai levar para ser concluída.
O gráfico Burndown chart mostra o progresso da Sprint. Esse gráfico é atualizado no final de cada sprint pelo ScrumMaster, sendo uma forma visual e rápida de enxergar o status atual do projeto.
O eixo X representa as tarefas Srpint Backlog não completadas, e o eixo Y representa o trabalho restante, que pode ser definido de acordo com sua necessidade.
Veja um exemplo do gráfico:
As reuniões Scrum são eventos que acontecem dentro de um ciclo de desenvolvimento utilizando o framework Scrum. São três os tipos de reuniões:
Realiza-se uma reunião no início de um projeto na qual o sprint é planejado. Itens do Product Backlog são selecionados para ser concluído o sprint, com base nas prioridades definidas pelo Product Owner.
As reuniões diárias são umas das principais características deste modelo de desenvolvimento, onde o Scrum Master se reúne com a equipe de desenvolvimento para saber como está o andamento do projeto. Essa reunião tem duração de 15 minutos.
Nesta reunião, o Scrum Master faz três perguntas a equipe:
O que fiz ontem?
O que farei hoje?
Quais impedimentos e dificuldades apareceram no caminho?
Todos os membros da equipe e partes interessadas participam da reunião para dar seu feedback. A reunião deve ser realizada no mesmo lugar todos os dias.
O Sprint é fechado com uma reunião de revisão, onde os progressos realizados no último sprint são demonstrados e revistos, podendo fazer ajustes ao projeto quando necessário.
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