Funcionamento do Scrum - Lição 2


Scrum é um processo de desenvolvimento ágil de um produto, desde a sua fase inicial até sua conclusão. O mesmo foi, em um primeiro momento, formalizado para projetos de desenvolvimento de software, contudo, funciona bem para qualquer escopo complexo e inovador de trabalho. Resumidamente, as possibilidades para a utilização do Scrum são infinitas, tornando este um processo ágil para a conclusão de projetos complexos.

O ciclo de vida do Scrum é baseado em três fases principais, divididas em subfases. Sãoo estas o pré-planejamento, desenvolvimento e pós-planejamento.

O pré-planejamento é a fase no qual são feitas estimativas de esforço para o desenvolvimento de cada requisito, bem como a definição da equipe de desenvolvimento, as ferramentas que serão utilizadas e a real necessidade de treinamento.

Na segunda fase - denominada de desenvolvimento - são identificados previamente as inúmeras variáveis técnicas e do ambiente para serem observadas e controladas durante o desenvolvimento, aumentando assim a flexibilidade para acompanhar as mudanças.

Por fim, na fase de pós-planejamento, são realizadas reuniões para analisar o progresso do projeto e demonstrar o software atual para os clientes.

Veja o ciclo de vida do Scrum:

As equipes que utilizam o scrum são formados por Scrum Master, Product Owner e o Time Veja abaixo os papéis e responsabilidades de cada membro da equipe.

O líder da equipe é chamado de Scrum Master, ele deve ser um dos membros da equipe de trabalho, ou seja, ele deve ser uma das pessoas que efetivamente está fazendo o trabalho no projeto.

O Scrum Master tem a responsabilidade de orientar o time para que sejam atendidos os valores e as práticas do Scrum. Além disso, este membro participa ativamente das reuniões propostas.

É a pessoa que encomenda o projeto e define os requisitos e as prioridades para o produto.

O Product Owner deve ser um profundo conhecedor das necessidades do cliente. É sua função elaborar o Product Backlog, artefato visível a todos os integrantes da equipe, que representa de forma priorizada os requisitos. É tarefa do Product Owner negociar prazos e, quando necessário, redefinir requisitos e prioridades.

Uma equipe Scrum tem tipicamente de 6 a 9 membros úteis, embora o Scrum tenha sido usado, também com sucesso com mais membros.

Caso haja mais membros do que o administrável, o projeto deve ser dividido em vários subprojetos, e cada membro fica responsável por uma área independente do trabalho.

Os membros do time são responsáveis por negociar com o Product Owner os requisitos que serão trabalhados em cada Sprint, respeitando a produtividade do grupo.

Os artefatos do Scrum são as ferramentas básicas ou mecanismos que permitem o planejamento, a execução, o controle e a adaptação do processo. Os artefatos mais importantes do framework Scrum são o Product Backlog, Sprint Backlog e Burndown Chart

O product backlog é uma lista de tudo o que possa ser necessário no produto, e é a única fonte de requisitos para que sejam feitas alterações no produto. Nessa lista contém todas as funcionalidades - que são visíveis ao cliente - e também requisitos técnicos para poder desenvolver o produto onde os itens da lista devem estar definidos em 10 dias para iniciar o desenvolvimento.

O sprint backlog é uma lista de tarefas identificadas pela equipe de Scrum para ser concluída durante o sprint. Durante a reunião de planejamento do sprint, a equipe seleciona um determinado número de itens do product backlog, geralmente sob a forma de histórias de usuários, e identifica as tarefas necessárias para que estas seja completadas. A maioria das equipes também estimam quantas horas cada tarefa vai levar para ser concluída.

O gráfico Burndown chart mostra o progresso da Sprint. Esse gráfico é atualizado no final de cada sprint pelo ScrumMaster, sendo uma forma visual e rápida de enxergar o status atual do projeto.

O eixo X representa as tarefas Srpint Backlog não completadas, e o eixo Y representa o trabalho restante, que pode ser definido de acordo com sua necessidade.

Veja um exemplo do gráfico:

As reuniões Scrum são eventos que acontecem dentro de um ciclo de desenvolvimento utilizando o framework Scrum. São três os tipos de reuniões:

Realiza-se uma reunião no início de um projeto na qual o sprint é planejado. Itens do Product Backlog são selecionados para ser concluído o sprint, com base nas prioridades definidas pelo Product Owner.

As reuniões diárias são umas das principais características deste modelo de desenvolvimento, onde o Scrum Master se reúne com a equipe de desenvolvimento para saber como está o andamento do projeto. Essa reunião tem duração de 15 minutos.

Nesta reunião, o Scrum Master faz três perguntas a equipe:

O que fiz ontem?

O que farei hoje?

Quais impedimentos e dificuldades apareceram no caminho?

Todos os membros da equipe e partes interessadas participam da reunião para dar seu feedback. A reunião deve ser realizada no mesmo lugar todos os dias.

O Sprint é fechado com uma reunião de revisão, onde os progressos realizados no último sprint são demonstrados e revistos, podendo fazer ajustes ao projeto quando necessário.





© Acadêmicos da Unifenas - Todos os direitos reservados