Utilizando base de dados no Android

Aula 2

Menu


Início

Aula 2

Aula 3

Aula 4

Aula 5

Aula 6

Aula 7

Aula 8

Agradecimentos e Referencias

Telas Principais do Eclipse e Introdução a base de dados

O que é o SQLite

O SQLite é uma biblioteca baseada em linguagem C que implementa um banco de dados SQL embutido. Ele é recomendado pela sua simplicidade de administração, implementação e manutenção, porém, não possui muitos recursos voltados para aplicações complexas mas ele é ideal para o uso de sistemas embarcados e para dispositivos moveis por essas características.

O SQLite não é voltado por exemplo para esses casos:

  • Sites com muitos acessos, cerca de mais de cem mil requisições por dia;
  • Uso de grandes quantidades de dados;
  • Sistemas com grande concorrência de acesso;
  • Aplicações que fazem o uso de cliente/servidor.
Ele também é um software livre de domínio público e multiplataforma que conta com um mecanismo de armazenamento seguro com transições ACID e não necessita de instalação, bem como configuração ou administração. Ele também implementa a maioria dos recursos do SQL92, possuindo muita semelhança com o SQL, porém, não possui dependências externas, necessitando assim que seja utilizado um recurso extra para o uso de foreing keys.
Esse tipo de base de dados permite guardar o banco de dados em um único arquivo, suportando apenas bases de dados abaixo de 2 terabytes.
O Android utiliza o SQLite por ser uma biblioteca leve que utiliza entre 250kb a 500kb, sendo multi-plataforma. O SQLite esta disponível em todos os dispositivos Android, não sendo necessária nenhuma configuração.
Criar uma tabela SQLite é muito semelhante a se criar tabelas em MySql, possuindo apenas algumas diferenças nas linhas de código. Na aula a seguir iremos dar início a criação de uma tabela para um banco de dados para um aplicativo Android.

Fim da Aula 2