Utilizando base de dados no Android

Aula 6

Menu


Início

Aula 2

Aula 3

Aula 4

Aula 5

Aula 6

Aula 7

Aula 8

Agradecimentos e Referencias

Aplicativo Agenda com menu popup – parte 3.

AgendaContatosBD

Com a codificação pronta e o programa rodando perfeitamente, agora experimente ler com mais atenção todo o codigo criado, pois o mesmo encontra-se comentado. Caso tenha tido algum problema com a codificação, experiemente baixar o projeto pronto, pois este encontra-se com uma indentação do codigo melhor para a leitura.
Esta arvore de pastas e arquivos é o projeto AgendaContatosBD, em vermelho estão as classes, onde a BaseDAO.java é o datahelper deste projeto, que cuida da criação das tabelas do banco de dados em SQLite. O arquivo Main.java é a classe principal, a primeira a ser executada no aplicativo, ela faz uso do ContatoDAO e do ContatoAdapter para a comunicação com o banco de dados e exibição dos dados. A classe Main.java tambem chama a tela de cadastro de contato e o menu popup.
Agora clique sobre a pasta AgendaContatosBD, de crtl+c (copiar) e crtl+v (colar), ira aparecer uma janela escrito Copy of AgendaContatosBD, mude para o nome de sua escolha e clique em OK.
Na cópia criada, agora experimente fazer modificações, experimente por exemplo ler todo o codigo e comentarios e criar mais campos para os contatos, experimente modificar a BaseDAO.java, só não se esqueça que se modificar uma classe para ter mais um campo, tem que modificar as outras para a manipulação deste campo.
Se ocorrer algum erro e não souber resolver, exclua o projeto, copie o original e tente novamente.