AULA 3

Diagramas de Classes


Métodos


Lembra-se do conceito de abstração? Agora chegamos a um nível mais baixo, chamado de nível de especificação. Os métodos são as implementações das operações, ou seja, agora vamos começar a nos preocupar com o “COMO” e não só com o “O QUE”.

“No nível de especificação, um objeto é um conjunto de métodos que podem ser invocados por outros objetos ou por si próprio.” (FLOWER apud SHALLOWAY; TROTT, 2004, p.41)

Implementar um método é definir um algoritmo para que a determinada operação cumpra com a responsabilidade sobre qual ela foi definida na classe. Han? Vamos de traz pra frente! Um objeto foi classificado por suas responsabilidades. Essas responsabilidades foram definidas em operações. Para uma operação funcionar, ela deve seguir um algoritmo. Bem melhor!

ALGORITMO! Agora começa, verdadeiramente, a Programação.

Vamos continuar o caso do botijão fornecer gás. Definimos uma operação chamada “FornecerGás()” e sabemos que o botijão tem um atributo chamado “quantidadeDeGás”. Como seria o método para essa operação?

Se considerarmos que o fornecimento de gás acontece unidade a unidade, teríamos que a cada vez que o método é invocado a quantidade de gás é reduzida em 1 (um).

Um primeiro algoritmo seria assim:

ALGORITMO FornecerGás
    quantidadeDeGás <- quantidadeDeGás – 1
    RETORNA 1
FIMALGORITMO

 

Sergio Aschar - Fernando Augusto Prado - Warley Silva