1.1 Porque surgiu o Matlab

Matlab, acrônimo de Matrix Laboratory, é um ambiente interativo para computação envolvendo matrizes. Matlab foi desenvolvido no início da década de 80 por Cleve Moler, no Departamento de Ciência da Computação da Universidade do Novo México, EUA. Foi desenvolvido na linguagem Fortran.

Matlab coloca à disposição do usuário, num ambiente interativo, as bibliotecas desenvolvidas nos projetos LINPACK e EISPACK.

Estes projetos elaboraram bibliotecas de domínio público para álgebra Linear. LINPACK tem rotinas para solução de sistemas de equações lineares, e EISPACK tem rotinas para cálculo de autovalores. Os manuais destes projetos são, portanto, documentação complementar à documentação do Matlab.

Versões posteriores de Matlab foram desenvolvidas na firma comercial MathWorks Inc., que detém os direitos autorais destas implementações. As versões recentes do produto Matlab melhoraram significativamente o ambiente interativo, incluindo facilidades gráficas de visualização e impressão; todavia a “Linguagem Matlab” manteve-se quase inalterada.

Existem vários interpretadores da linguagem Matlab em domínio público, como Matlab 1.0, Octave e rlab. Existem também outros interpretadores comerciais de Matlab, como CLAM. Existem ainda várias Tool Boxes, bibliotecas vendidas pela MathWorks e por terceiros, com rotinas em Matlab para áreas específicas.

Próximo