Matlab para Computação |
Os comandos do MATLAB são normalmente digitados na janela de comando, onde uma única linha de comando é introduzida e processada imediatamente. O MATLAB é também capaz de executar seqüências de comandos armazenadas em arquivos.
Os arquivos que contêm as declarações do MATLAB são chamados arquivos ".m", e consistem de uma seqüência de comandos normais do MATLAB, possibilitando incluir outros arquivos ".m" escritos no formato texto (ASCII).
Para editar um arquivo texto na janela de comando do MATLAB, selecione New M-File para criar um novo arquivo ou Open M-File para editar um arquivo já existente, a partir do menu File. Os arquivos podem, também, ser editados fora do MATLAB utilizando qualquer editor de texto.
Existem alguns comandos e declarações especiais para serem usados nos arquivos, por exemplo:
%Plota uma função y=ax^2 + bx + c no intervalo -5<x<5 clear aux=’s’; while aux= = ‘s’, clc a=input(‘a =’); b=input(‘b =’); c=input(‘c =’); x=-5:0.1:5; y=a*x.^2+b*x+c; plot(y) figure(1) pause clc close aux=input(‘Plotar outro ? (s/n) = => ‘,’s’); end
O caracter % é usado para inserir um comentário no texto, o comando clear apaga todos os dados da memória, o comando input é usado quando se deseja entrar com um dado a partir da janela de comando, pause provoca uma pausa na execução do arquivo até que qualquer tecla seja digitada, clc limpa a janela de comando, figure(1) mostra a janela gráfica número 1 e close fecha todas as janelas gráficas.