Demonstração de um projeto utilizando SCRUM


Com o Product Backlog definido, a reunião de planejamento é feita, o Product Owner apresenta o projeto aos demais membros da equipe Scrum e toda a equipe define a quantidade de horas que cada tarefa deverá ocupar. Os aspectos técnicos são levados em consideração e todo o planejamento é feito deste modo. O resultado é um Product Backlog que agora tem suas estimativas de custo/hora.


Funcionalidade Prioridade Custo/horas
Modelagem de dados 1 32
Cadastro de usuário 2 18
Cadastro de ônibus 2 18
Registro de rotas e escalas 3 24
Quantidade de assentos disponíveis 4 10
Reserva e emissão de passagem 5 10
Segurança 6 10
Layout da página 7 28

Com o novo Product Backlog, define-se qual será a meta do primeiro Sprint:

  • Modelagem de dados;
  • Cadastros de usuários e ônibus
  • Registro de Rotas e Escala


Funcionalidade Prioridade Custo/horas
Modelagem de dados 1 32
Definição de dados 1.1 8
Organização de tabelas 1.2 12
Relacionamento 1.3 8
Implementação em SGBD 1.4 4
Cadastro de usuários e ônibus 2 36
Formulários 2.1 10
Interação com cadastro na base de dados 2.2 10
Visualização de perfil 2.3 5
Mudança de dados 2.4 5
Relacionamento entre usuários 2.5 6
Registro de rotas e escalas 3 24
Definição e implementação da estrutura 3.1 24

Com as metas preparadas e as tarefas bem definidas, é hora de começar o ciclo de desenvolvimento, o Sprint.

No nosso exemplo, temos o total de 92 horas de estimativa para acabar o Sprint. É importante lembrar que esta quantidade de horas deve ser ajustável para não ser menos de dois dias e não mais que duas semanas de ciclo de desenvolvimento. Durante o ciclo de desenvolvimento, o time irá trabalhar nas tarefas, conforme o sub-ciclo:

  • Desenvolver o produto: implementar, testar e documentar;
  • Empacotar: deixar o produto pronto para ser apresentado e integrado;
  • Revisar: o trabalho para se certificar do que foi feito;
  • Ajustar: qualquer mudança nos requisitos ou planos.

O Scrum Master irá acompanhar o desenvolvimento através de reuniões diárias de aproximadamente quinze minutos para se certificar de que os desenvolvedores estejam completando suas tarefas, estejam bem de saúde e bem comprometidos com o projeto.

Com o Burndown Chart, podemos ver claramente o andamento do projeto ao longo do seu ciclo de desenvolvimento (Sprint). Também, no meio do projeto, podemos calcular facilmente a velocidade com que o projeto está andando e assim estimar uma data para que o Sprint seja concluído.

Este dado estimativo pode ser comparado com o prazo que o Product Owner nos deu para que possamos saber se o projeto vai acabar ou não no prazo.

Este é um dos mais importantes trabalhos que o ScrumMaster terá que fazer, e o Burndown Chart é o indicar perfeito para ele gerenciar o tempo de projeto e sua equipe de desenvolvimento.

Ao final do ciclo de desenvolvimento (Sprint), toda a equipe se reune e vê quais foram os resultados obtidos. O Product Owner identifica todo o progresso e revisa o projeto. Ele, junto com o cliente, concorda que os itens especificados para o Sprint foram completos e esta primeira versão do sistema é satisfatória.

Depois disso, será definido quais as próximas prioridades e o que será feito no próximo Sprint. Assim, o processo começa novamente, chamado agora de Sprint 2. Define-se prazos e prioridades, assim, será montado o plano de desenvolvimento para o próximo ciclo de desenvolvimento Scrum.





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