Com o Product Backlog definido, a reunião de planejamento é feita, o Product Owner apresenta o projeto aos demais membros da equipe Scrum e toda a equipe define a quantidade de horas que cada tarefa deverá ocupar. Os aspectos técnicos são levados em consideração e todo o planejamento é feito deste modo. O resultado é um Product Backlog que agora tem suas estimativas de custo/hora.
Funcionalidade | Prioridade | Custo/horas |
Modelagem de dados | 1 | 32 |
Cadastro de usuário | 2 | 18 |
Cadastro de ônibus | 2 | 18 |
Registro de rotas e escalas | 3 | 24 |
Quantidade de assentos disponíveis | 4 | 10 |
Reserva e emissão de passagem | 5 | 10 |
Segurança | 6 | 10 |
Layout da página | 7 | 28 |
Com o novo Product Backlog, define-se qual será a meta do primeiro Sprint:
Funcionalidade | Prioridade | Custo/horas |
Modelagem de dados | 1 | 32 |
Definição de dados | 1.1 | 8 |
Organização de tabelas | 1.2 | 12 |
Relacionamento | 1.3 | 8 |
Implementação em SGBD | 1.4 | 4 |
Cadastro de usuários e ônibus | 2 | 36 |
Formulários | 2.1 | 10 |
Interação com cadastro na base de dados | 2.2 | 10 |
Visualização de perfil | 2.3 | 5 |
Mudança de dados | 2.4 | 5 |
Relacionamento entre usuários | 2.5 | 6 |
Registro de rotas e escalas | 3 | 24 |
Definição e implementação da estrutura | 3.1 | 24 |
Com as metas preparadas e as tarefas bem definidas, é hora de começar o ciclo de desenvolvimento, o Sprint.
No nosso exemplo, temos o total de 92 horas de estimativa para acabar o Sprint. É importante lembrar que esta quantidade de horas deve ser ajustável para não ser menos de dois dias e não mais que duas semanas de ciclo de desenvolvimento. Durante o ciclo de desenvolvimento, o time irá trabalhar nas tarefas, conforme o sub-ciclo:
O Scrum Master irá acompanhar o desenvolvimento através de reuniões diárias de aproximadamente quinze minutos para se certificar de que os desenvolvedores estejam completando suas tarefas, estejam bem de saúde e bem comprometidos com o projeto.
Com o Burndown Chart, podemos ver claramente o andamento do projeto ao longo do seu ciclo de desenvolvimento (Sprint). Também, no meio do projeto, podemos calcular facilmente a velocidade com que o projeto está andando e assim estimar uma data para que o Sprint seja concluído.
Este dado estimativo pode ser comparado com o prazo que o Product Owner nos deu para que possamos saber se o projeto vai acabar ou não no prazo.
Este é um dos mais importantes trabalhos que o ScrumMaster terá que fazer, e o Burndown Chart é o indicar perfeito para ele gerenciar o tempo de projeto e sua equipe de desenvolvimento.
Ao final do ciclo de desenvolvimento (Sprint), toda a equipe se reune e vê quais foram os resultados obtidos. O Product Owner identifica todo o progresso e revisa o projeto. Ele, junto com o cliente, concorda que os itens especificados para o Sprint foram completos e esta primeira versão do sistema é satisfatória.
Depois disso, será definido quais as próximas prioridades e o que será feito no próximo Sprint. Assim, o processo começa novamente, chamado agora de Sprint 2. Define-se prazos e prioridades, assim, será montado o plano de desenvolvimento para o próximo ciclo de desenvolvimento Scrum.
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