UNIFENAS no PROJETO RONDON – 10 anos de participação

PROJETO RONDON é um projeto de integração social, coordenado pelo Ministério da Defesa, que se empenha em desenvolver a capacitação de organizações da sociedade civil na defesa dos direitos de cidadania, no desenvolvimento local e sustentável e a capacitação de multiplicadores locais.

A UNIFENAS, desde 2009, participa de operações do Projeto Rondon.

Alunos e docentes dos cursos na área de saúde já participaram de diversas operações:

Em 2009, participou pela primeira vez da operação “Centro Norte”, em Damianópolis (GO); e também da operação “Retorno”, no mesmo local. Em 2010, da operação “Verão”, no Município de Serranópolis (GO); e da operação “Rei do Baião”, em Moreilândia (PE). Em 2011, duas equipes da UNIFENAS foram selecionadas, uma no município de São João do Sabugi, na operação “Seridó”, e outra na operação “Zabelê”, na cidade de Fronteiras (PI).

Em 2011, a UNIFENAS foi convidada para participar de uma operação especial denominada “Rio Paraguai Sul”; em 2012, no Rio de Janeiro, a UNIFENAS participou do encontro nacional de Rondonistas. A UNIFENAS esteve na operação “2 de julho” em Anguera (BA).

Em 2013, participou da operação “Forte do Presépio”, no município de Augusto Corrêa (PA).

Em 2014, a UNIFENAS participou da operação “Velho Monge”, no Estado do Piauí e também da operação “Catopê”, no município de Francisco Sá (MG).

Em 2015, participou da operação “Porta do Sol”, no município de Cacimba de Dentro e na cidade de Salgado de São Felix, na Paraíba. A UNIFENAS participou do Congresso Nacional do Projeto Rondon realizado em Florianópolis em 2015 e no Rio de Janeiro em 2017.

Em 2017, A UNIFENAS garantiu sua participação na Operação “Serra do Cachimbo” nos municípios de Nova Guarita (MT), e no município de Cachoeira da Serra (PA).

A UNIFENAS foi convidada para uma atuação especial denominada “Ação Cívico-Social” (ACiSo) e “Assistência Hospitalar” (ASSHOSP), voltadas às comunidades ribeirinhas localizadas nos Estados do Pará e Amazonas.

A UNIFENAS, em 2017, participou da “Operação Rondônia Cinquentenário”, em Buritis (RO), e da comemoração do cinquentenário do Projeto Rondon, em Brasília (DF).

Em 2018, mais uma vez a UNIFENAS foi selecionada para participar do Projeto Rondon, desta vez na operação “Vale do Acre”, que ocorre em julho de 2019. Foram selecionadas 26 instituições de todo o Brasil, sendo cinco do estado de Minas Gerais, das quais quatro são federais.

A UNIFENAS é a única universidade particular escolhida. Ela contribuirá com o projeto na cidade de Acrelândia (AC), juntamente com a Universidade São Francisco (USF), de São Paulo.

Nosso agradecimento aos docentes, discentes, colaboradores e órgãos superiores da UNIFENAS que garantiram a participação da UNIFENAS no PROJETO RONDON nestes 10 anos.

Prof. Rogério Ramos do Prado – Diretor de Extensão e Assuntos Comunitários da UNIFENAS.

Infográfico - Projeto Rondon na UNIFENAS

Infográfico – Projeto Rondon na UNIFENAS