Como aparecer melhor nas pesquisas do Google?

Muitas empresas, empreendedores e diversos outros profissionais que possuem um site ou blog  perguntam:

Como faço para posicionar melhor o meu site nos resultados de pesquisas do Google?

A primeira coisa que você deve saber é que existem dois tipos de resultados: Resultados orgânicos e pagos (Adwords).

resultados-organicos-pagos

Os resultados orgânicos exibem as páginas que melhor combinam com as palavras-chaves pesquisadas. Já os pagos mostram os anúncios do Google Adwords relacionadas com as palavras-chaves. Como pode ser visto na figura acima, os resultados orgânicos são exibidos logo depois dos pagos. E os pagos, em alguns momentos são exibidos na coluna da direita. 

Então, como o Google sabe quais páginas mostrar nos resultados orgânicos?

O Google possui um robô de busca, o Googlebot! Ele é responsável por varrer todas as páginas de todos os sites do mundo e indexá-las nos servidores do Google. Daí, o Gogole utiliza um algoritmo que analisa página por página para identificar a relevância dela.

Então, quando você realiza uma busca, o Google busca em seus servidores e retorna as páginas de maior relevância para as palavras-chaves que você informou no campo de pesquisa.

Ainda não respondi à pergunta inicial deste post. Depois de explicar alguns fatos, vamos lá!

googlebotPara que o Googlebot encontre sua página e a coloque nas melhores posições, ele analisa vários fatores. É muito difícil explicar todos eles em apenas um post, então vou falar de alguns que podem lhe ajudar a aparecer melhor no Google e, consequentemente, converter mais, ou seja, VENDER MAIS.

 

 

Fator 1: Organização do seu site

Reflita alguns instantes na seguinte questão: O meu cliente ou futuro cliente consegue navegar facilmente no meu site?

Se ele não conseguir navegar pelo seu site, ou não encontrar de forma clara o que ele está procurando, rapidamente ele saíra do site e entrará no concorrente. E para isto bastam apenas dois cliques: um para fechar o site e o outro para pesquisar novamente; e nunca mais entrar no seu site. Ter um site organizado e que mostre o que o cliente quer é importante. Por isso navegue por ele, peça para algum amigo navegar ou peça ao cliente que navegue e envie um feedback descrevendo a sua opinião sobre a navegação no site.

 

Fator 2: Cada página possui um título e descrição específicos?

Este fator é um dos mais importantes. O título da página e a sua descrição são a porta de entrada no seu site. Isto porque são eles  que aparecem nos resultados orgânicos. Pare alguns instantes, abra uma nova aba e pesquise por um termo de sua preferência. Repare que nos resultados, geralmente, aparecem o título, a url e a descrição da página. Veja o exemplo na figura a seguir.

titulo-url-descrica-google

 

Fator 3: O seu site é responsivo?

Responsivo = que se adapta a qualquer dispositivo. Em 21 de abril de 2015 o Google atualizou o seu algoritmo de buscas.

O que basicamente mudou? Nas pesquisas realizadas  em smartphones e tablets, páginas que se adaptem ao dispositivo terão preferência , ou sejam, as responsivas. Mais informações sobre esta alteração podem ser vistas clicando aqui.

E o seu site é responsivo?

Estes são alguns fatores que podem contribuir para um melhor posicionamento nos resultados orgânicos do Google. Você deve analisá-los bem e se encontrar algum tipo de problema entre em contato com o time de TI (Tecnologia da Informação) ou você mesmo  pode realizar as alterações necessárias.

Os fatores comentados fazem parte de técnicas de otimização de sites para buscadores, SEO, em inglês Search Engine Optimization.

Vamos fazer um teste?

Procure no Google por um de seus produtos ou serviços e veja quem está nas primeiras posições. Não vale o nome da empresa, ok?

Tente por exemplo: nome do produto ou serviço seguido pelo nome da sua cidade (ou não). Qual a posição do seu site? Se quiser deixe no comentário o termo que pesquisou e a sua posição na lista de resultados.

Nos próximos artigos será detalhado um pouco mais sobre cada um dos fatores citados. Inscreva-se na caixa abaixo que enviaremos um e-mail quando um novo post entrar no ar.

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Até a próxima!

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About Maurício Moreira Júnior

Graduado em Ciência da Computação pela UNIFENAS, especialista em Desenvolvimento Web (UNIS) e Design Instrucional (UNIFEI).

2 thoughts on “Como aparecer melhor nas pesquisas do Google?

  1. Amei o site, parabens!!!

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