Três tendências para a Educação a Distância

A quarta Revolução Industrial requer que a educação comece a responder às necessidades da “Indústria 4.0” promovendo a integração de tecnologias disruptivas como IoT, inteligência artificial, blockchain, learning by doing entre outras, com as atividades em sala de aula.

Zeferino explicou que “os processos ciberfisicos serão indispensáveis para os processos de ensino-aprendizagem, como é o caso da inteligência artificial”. E assinalou, ainda, que não há como as instituições ignorarem essas movimentações que acontecem rapidamente no cenário educacional.

A Educação a Distância não pode ficar fora desse cenário. E muito menos a UNIFENAS.

Assim, o Núcleo de Educação a Distância da UNIFENAS desenvolveu objetos para a sua plataforma de aprendizagem que contemplam três tendências em alta:

1. O Microlearning

Contemplando essa filosofia, a ideia foi criar um objeto que pudesse instrumentalizar as aulas no AVA Moodle, possibilitando o acesso ao conteúdo da aula por meio de elementos de multimídia concisos e de rápida visualização: a MidiaBox.

Esse objeto baseia-se no princípio da Gestalt. A Gelstalt prega a ideia da compreensão da totalidade para que haja a percepção das partes.

A MídiaBox, simula uma “caixa” que, ao ser acionada, remete a vários elementos gráficos, para acesso do aluno:

Vídeo de apresentação: um vídeo de apresentação do conteúdo que será trabalhado na aula.

Infográfico:  um recurso que resume as ideias, conceitos e informações apresentadas na aula na forma de um diagrama gráfico..

Com isso, o aluno tem uma visão geral, rápida e concisa do conteúdo da aula.

Mapa Mental: um recurso que conecta os conceitos e informações apresentados na aula na forma de um diagrama lógico e organizado, construído a partir de uma ideia central. Isso dá ao aluno uma visão rápida e organizada dos conceitos e informações e suas conexões.

Quiz: O Quiz é um questionário de perguntas e respostas rápidas, com o objetivo de levantar o conhecimento assimilado pelo estudante acerca das informações apresentadas nos elementos da MidiaBox e estimulá-lo a complementar suas informações por meio de feedbacks direcionados ao conteúdo da aula.

Para a compreensão das partes, o aluno ainda tem acesso a um e-book,  um livro eletrônico com todo o conteúdo da aula na forma de um texto dialógico, com ilustrações, que pode ser aberto em qualquer dispositivo móvel.

1. Chatbot

Para contemplar essa tendência, utilizando-se de Inteligência Artificial, foi configurado um robot de conversação (ChatBot)  denominado DONAA, Dispositivo Online de Apoio Acadêmico.

O robot é treinado para responder perguntas e esclarecer dúvidas dos alunos sobre o conteúdo das disciplinas online.

1. Gameficação

Segundo Karl M. Kapp (2012), a tendência  Gameficação consiste no uso da dinâmica dos jogos no processo de aprendizagem.

Nesse Projeto, foi aplicado, um recurso do AVA Moodle, que implementa a Gameficação como recurso educacional.

Esse recurso, permite que atividades avaliativas pontuadas sejam controladas e classificadas. Dependendo do resultado obtido, conforme seus níveis de rendimento através da obtenção de “estrelas” os estudantes são contemplados com Taças de Bronze, Prata ou Ouro. Isso é um atrativo e um incentivo ao estudo e dedicação na realização das tarefas.