Você conhece o Sistema Operacional do seu smartphone?

 

Quando os primeiros smartphones surgiram, poucas pessoas pensaram que eles seriam tão indispensáveis nos dias atuais.

O uso desse pequeno aparelho ou, às vezes grande, se tornou indispensável na sociedade atual.

É comum ver pessoas trocando o seu celular velhinho por um smartphone, na sua grande maioria, para acessar redes sociais e conversar com amigos e familiares por meio de aplicativos de mensagens. Daí,  surgem grandes dúvidas. Qual smartphone comprar? De qual marca? Qual modelo? Qual o Sistema Operacional (SO) que eles usam?

Um dos SO´s para dispositivo móvel muito conhecido é o Android que está presente em muitos smartphones e tablets de grandes empresas, como, a HTC, Samsung, Motorola, Sony, LG, entre outras.

O Android é um sistema operacional desenvolvido, especificamente, para a utilização em dispositivos móveis e de código aberto. Mas o que é um SO? É um conjunto de programas que trabalham com o hardware do dispositivo e possuem funções básicas para controle e gerência do sistema, além de fornecerem uma interface amigável para que o usuário possa utilizá-lo. Um exemplo bem conhecido de um sistema operacional é o Windows.

Ser de código aberto significa que ele é basicamente, um sistema que outras pessoas ou empresas podem alterar e utilizar sem ter que pagar por isso. Um exemplo de sistema de código aberto é o Linux.

Atualmente, quem mantém o núcleo das funções básicas do SO Android é a gigante Google.

Como um bom SO, o Android possui algumas características:

  • Trabalha muito bem com dispositivos de telas de diferentes tamanhos;
  • Suporta gráficos em 2D e 3D;
  • Possui um sistema multimídia;
  • Suporta diferentes tecnologias de conectividade (GSM/EDGE, CDMA, etc);
  • Permite troca de mensagens;
  • Suporte de hardware: câmeras, GPS, acelerômetros, sensores, etc .

Outras características dependem do hardware do smartphone.  Algumas das vantagens mais interessantes deste sistema são a integração com o Google e o acesso aos dados via cabo usb.

A integração com o Google permite a utilização de uma conta do Google onde você pode acessar o seu email, acessar os seus arquivos na nuvem, acessar os contatos do telefone e do seu gmail e outras.

O acesso aos dados do telefone é bem simples. Basta ter o seu cabo usb compatível com o smartphone e com o computador. Pronto, você terá acesso a arquivos e poderá adicionar ou retirar itens, não sendo necessário um programa para gerenciar isto.

Como qualquer outro sistema operacional, o Android possibilita a utilização de outros aplicativos variados.  Para isso, conta com uma loja de aplicativos, a Play Store. Nela você pode fazer o download de aplicativos (apps) e jogos, gratuitos ou pagos.

Enfim, o importante é você conhecer o aparelho que possui para poder desfrutar das capacidades do mesmo. Seja Android ou qualquer outro SO móvel. Por isso seja curioso e explore bastante o seu smartphone!

 

 

About Maurício Moreira Júnior

Graduado em Ciência da Computação pela UNIFENAS, especialista em Desenvolvimento Web (UNIS) e Design Instrucional (UNIFEI).

2 thoughts on “Você conhece o Sistema Operacional do seu smartphone?

  1. Antonio disse:

    Ola, gostei do artigo, aguardo mais dicas como esta. Para mim que estou começando agora são dicas muito importantes.

  2. janete disse:

    muito bom o artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *