EaD Como ser um conteudista – O Texto – Parte III

Ser conteudista não se limita, apenas, a escrever textos didáticos que contemplem o conteúdo de um curso. É muito mais que isso: é propor estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento do discente.

Entre as estratégias de aprendizagem a mais elementar é a elaboração do texto didático. Elementar não significa que não exige cuidados e regras.

A frase a seguir nos dá uma ideia de quão difícil é escrever para EaD.

“Entre o que penso, o que quero dizer, o que digo e o que você ouve, o que você quer ouvir e o que você acha que entendeu, há um abismo. ”  Alejandro Jodorowsky.

Mesmo com a infinidade de recursos multimídia que temos à disposição, sobretudo na Educação a Distância (EaD), o texto ainda sobrevive.

Algumas dicas podem ser úteis na escrita de textos didáticos:

  1. Seja lógico, dividindo seu conteúdo em tópicos e subtópicos, antes de iniciar a escrita;
  2. Seja objetivo, escrevendo de forma esquemática, dando destaque a palavras chave;
  3. Mantenha um diálogo constante entre o leitor e o material didático, possibilitando a comunicabilidade; o uso de “você” durante o texto ajuda muito;
  4. Não se utilize de termos demasiadamente complicados ou desconhecidos. A simplicidade pode auxiliar na comunicabilidade;
  5. Apresente exemplos que contribuam para o entendimento dos conceitos;
  6. Faça uso de frases curtas na ordem direta;
  7. Evite abreviaturas como p/, c/, tb, vc, qq e outras. Isso empobrece o seu texto;
  8. Cuidado com os pleonasmos como “detalhes minuciosos”, “escolha opcional” e outros;
  9. Evite uso exagerado de gerúndios (gerundismo);
  10. Incorpore exemplos e experiências;
  11. Estabeleça contextualizações;
  12. Introduza conceitos a partir de exemplos e ou estudos de caso;
  13. Cuide da ortografia e da concordância, fazendo uma boa revisão;
  14. Provoque o desenvolvimento do pensamento crítico, inserindo questionamentos no texto;
  15. Faça uso de imagens pertinentes que colaborem para o entendimento, quebrem a monotonia do texto e simplifiquem as informações, sem, no entanto, poluírem o mesmo;
  16. Faça uso de Gráficos e Tabelas autoexplicativos;
  17. Produza Mapas Mentais para representar relações significativas entre conceitos/processos de modo esquemático que auxilie o processo de organização do pensamento;
  18. Elabore infográficos que representem visualmente as informações;
  19. Ao usar siglas desconhecidas, explique primeiro o seu significado;
  20. Estabeleça ligações entre os parágrafos.

A parte textual de um curso na modalidade a distância não se resume ao conteúdo. Não devemos nos esquecer de que a comunicação tutor/professor/aluno, na maioria das vezes também é textual e alguns cuidados devem ser tomados nesse momento.

Mas, isso é assunto para o próximo post.

Até lá!

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