APRENDIZAGEM ADAPTATIVA COM RECURSOS DO AVA MOODLE

Alexandre Martins Dias; Maurício Moreira Júnior

O momento atual da Educação se ocupa em uma procura insistente de metodologias de ensino-aprendizagem personalizadas que atendam aos mais diferentes perfis de estudantes.

Uma dessas metodologias que busca individualizar o processo ensino-aprendizagem é a que se denomina Aprendizagem Adaptativa. Essa metodologia propõe um sistema individualizado que seja adequado às características de cada estudante, considerando seus aspectos cognitivos, ou seja, como cada estudante percebe, processa e compreende a informação.

A aprendizagem adaptativa considera aspectos importantes, como:

• instrução adaptada para diferentes perfis de estudantes, isto é, diferente para os diferentes;
  • liberdade de ritmo, propiciando individualidade de velocidade de aprendizagem, permitindo que cada estudante siga um caminho distinto no intuito de atender às suas características cognitivas de aprendizado;
  • escolha do local que mais se adapte ao perfil do estudante, tornando prazerosa a atividade de aprendizagem;
  • engajamento que significa adesão ao processo (comprar a ideia).

O conhecido e popular Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, possui recursos como “ativar e bloquear atividades “ que possibilitam ao Professor/Tutor liberar ou inibir Tarefas e/ou Atividades para grupos de estudantes individualizados, adaptadas à sua velocidade, preferência ou habilidade de execução, possibilitando a Aprendizagem Adaptativa. Naturalmente, para o bom uso desses recursos é necessário o prévio conhecimento de algumas características cognitivas dos estudantes.

O plugin Questionário Adaptativo (Adaptative Quiz) do Moodle permite que um professor crie testes que medem as habilidades dos estudantes.

Os testes adaptativos são compostos de perguntas selecionadas do banco de questões que são marcadas com uma pontuação, baseando-se em seu nível de   dificuldade. Se o estudante tiver sucesso em uma pergunta, uma pergunta mais desafiadora será apresentada a seguir. Caso contrário, uma pergunta menos desafiadora será apresentada, em sequência. Essa técnica se desenvolverá em uma sequência de perguntas que convergem para o nível de habilidade efetiva do estudante. O teste se encerra quando a capacidade do estudante é determinada com a precisão necessária.

A atividade de Questionário Adaptativo usa o “Algoritmo de Teste de Adaptação Prática Adaptativa” de BD Wright publicado em Rasch Measurement Transactions, 1988, 2: 2 p.24 e discutido em “Teste Adaptativo a Computador: Uma Metodologia cujo tempo chegou”. Memorando MESA nº 69 (2000).

De posse dessas informações, o Professor/Tutor poderá conduzir o processo ensino-aprendizagem por grupos de estudantes com perfis assemelhados, criando um ambiente de Aprendizagem Adaptativa com o uso da ferramenta Moodle , de forma diferente para grupos de estudantes diferentes

A Aprendizagem Adaptativa requer ferramentas que usam Inteligência Artificial e considera a aprendizagem como um processo individual de aquisição, organização e estruturação da informação, respeitando as diferenças e conhecimentos prévios individuais.

Referência: https://moodle.org/plugins/mod_adaptivequiz