Webinar na Educação

webinar-educacao

Profa. Marly Moreira Dias
Prof. Celso de Ávila Ramos

 A educação é um processo complexo que sofre influência de muitas variáveis.Entre essas variáveis destacam-se o perfil do novo aluno, as alterações sociais e a influência tecnológica.

O nosso novo aluno faz parte da classe dos nativos digitais. É a geração Z que nasceu com a tecnologia, que navega na Internet, que participa das redes sociais, que já convive com a realidade virtual.

Esse aluno não se sujeita mais a uma atitude passiva de sala de aula. Ele é questionador, ativo, sem linearidade na busca de conhecimento e envolvido com diferentes mídias.

As relações sociais foram extremamente transformadas nesse novo século. O jargão “Quero ter um milhão de amigos”, que parecia utópico, se tornou realidade. Não é uma amizade com os padrões a que estávamos acostumados. Mas… é um relacionamento.

Para muitos dos professores desse século, os chamados  baby-boomers, o cenário atual pode parecer muito atípico. E é mesmo! Todas essas mudanças têm a influência das variáveis já mencionadas e do avanço tecnológico. A comunicação aluno/professor/aluno vem, a cada dia, se alterando. As mídias transformam posturas da leitura ao entendimento.

Então, por que não aproveitarmos dessa tecnologia para que o nosso trabalho de professor consiga cumprir seu objetivo: fazer com que o aluno construa conhecimentos?

Um dos recursos dentre os quais o professor pode fazer uso é o chamado Webinar. Você, provavelmente já ouviu falar ou até mesmo assistiu a um “Webinar”.

Mas, o que é um Webinar?

Webinar é uma abreviação para “web-based seminar”, ou seja, uma conferência que acontece em um ambiente da web. São seminários transmitidos online e ao vivo, onde as pessoas os assistem a partir de uma plataforma de disseminação de conteúdo, sem a limitação imposta por barreiras geográficas. São uma comunicação de apenas uma via, ou seja, enquanto somente um fala, os outros apenas assistem. Porém, os participantes podem interagir entre si ou enviar perguntas para o palestrante através de um chat ou de um comentário

Várias plataformas permitem a realização de um  Webinar. Algumas são pagas, outras gratuitas.

As mais populares são WeBex, GoToMeeting, GoToWebinar , Google Hangouts e a própria live do FaceBook, talvez, no momento, a mais viável.

Um Webinar pode beneficiar tanto ao professor que o produz quanto ao aluno que o assiste.

Ao professor é dada a oportunidade de se comunicar e conduzir a construção do conhecimento sem sair da sua zona de conforto, independentemente de sua localização geográfica, atingindo alunos que estarão ao vivo ou não.

Os que estão ao vivo contribuem com suas perguntas e, assim como os que não estão ao vivo, terão a oportunidade de assisti-lo quantas vezes julgarem necessário, utilizando-se de diferentes dispositivos, como desktops, laptops, tablets e smartphones, construindo conhecimentos.

De uma forma bem simples, você poderá usar a gravação ao vivo do FaceBook, a chamada live. De um modo geral, a opção está como Ao Vivo.

Para uma melhor organização, você poderá seguir os passos:

  1. Estabeleça um horário e comunique seus alunos
  2. Faça o roteiro de seu seminário, pois você não pode se esquecer que estará ao vivo.
    1. Início: minutos iniciais de interação para que o tempo seja suficiente para os convidados se conectarem;
    2. Introdução: destaque a importância do assunto a ser apresentado, correlacionando-o com as necessidades de seus alunos;
    3. Corpo: apresente o assunto de forma clara e com espaço para dúvidas;
    4. Fechamento: encerre com conclusões claras e abra espaço para questionamentos.
  3. Peça ajuda de alguém que poderá estar presencialmente com você para que ele vá lendo os questionamentos dos alunos e você possa responde-los em tempo real.
  4. Inicie a gravação
  5. Publique o vídeo gravado.


Simples, não!??

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *